terça-feira, 20 de setembro de 2011

CORAL DE LIBRAS - ALUNOS DO CAIC

ALUNOS DA EJA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA EMEIEF DO CAIC PROF. GILBERTO DALLA VECCHIA FORMAM UM CORAL DE LIBRAS 

"É impossível para aqueles que não conhecem a língua de sinais perceberem sua importância para os surdos, sua enorme influência sobre a felicidade moral e social dos que são privados da audição e sua maravilhosa capacidade de levar o pensamento a intelectos que de outra forma ficariam em perpétua escuridão. Enquanto houver dois surdos no mundo e eles se encontrarem, haverá o uso de sinais"
                                                                                    (J. Schuylerhong).


Professora Responsável: Renata Fantacini

Professora de Apoio: Elaine Bruzon

Enfermeiro da sala: Eder Guilhermiti (e também violinista)

          Segundo a professora Renata Fantacini, a proposta do CORAL DE LIBRAS, formado por alunos com deficiência incluídos na EJA- Educação de Jovens e Adultos do CAIC, teve inicio em 2010, tendo em vista a necessidade do ensino de LIBRAS por conta da aluna com deficiência múltipla (surdez, visual e intelectual) Liliane Mariani.

          A Professora conta que a aluna Liliane é muito dedicada em aprender LIBRAS e ao mesmo tempo em tentar ensinar tudo que aprende (LIBRAS) em sala de aula para os seus colegas, demais alunos e funcionários da escola.

          Por isso surgiu a ideia e iniciativa de formar na escola um CORAL DE LIBRAS, composto pelos alunos com deficiências incluídos na EJA do CAIC, em que a aluna surda juntamente com alunos com deficiência só que ouvintes pudessem se encontrar, ensaiar e aprender juntos a LIBRAS.

          "Contamos sempre com o apoio da Direção da Escola através da Diretora Carmem Montana, da equipe de coordenação, professores e demais profissionais da escola, inclusive vale destacar que participa do coral a Vice-Diretora Edenir (cantando), o enfermeiro Éder (tocando violino), a professora Elaine que me ajuda  no ensino de LIBRAS e ensaio do Coral", diz Renata.

          O CORAL DE LIBRAS têm como objetivo proporcionar momentos de interação entre alunos com surdez e alunos ouvintes, possibilitando a comunicação e a inclusão dos alunos com surdez; para a sociedade em geral pode proporcionar a sensibilização e aceitação das diferenças, divulgando cada vez mais a existência e importância da cultura surda que deve ser reconhecida e respeitada por TODOS, sem contar nos momentos de aprendizagem e a elevação da autoestima dos alunos com deficiência que participam do CORAL DE LIBRAS.

          "Posso relatar que as primeiras apresentações (em 2010) disponibilizaram momentos de sensibilização e reflexão, em que todos os alunos e profissionais da escola ficaram muito emocionados e atualmente vivemos um momento de divulgação, já que muitos ainda não conhecem esta proposta de trabalho".

          Este trabalho (CORAL DE LIBRAS) já foi apresentado várias vezes na escola, no CFQP – Centro de Formação e Qualificação Profissional da APAE no ano passado, e no último dia 10-09 (sábado) o CORAL esteve presente na palestra ministrada pela Professora Renata com o tema EDUCAÇÃO INCLUSIVA,  no Centro Universitário Claretiano de Batatais e foi novamente um sucesso como vocês podem ver acessando o link: http://www.claretiano.edu.br/noticias/369/IV_ENCIC_todos_os_polos_de_graduacao_do_pais_voltados_a_Iniciacao_Cientifica





 


2 comentários:

  1. oLÁ,ESTOU FAZENDO UM PAPER E CITEI VOCÊS COMO EXEMPLO,SO NAO SEI O QUE SERIA CAIC(QUAL SIGNIFICADO DA SIGLA?)EU ESTAVA PRESENTE NESTA APRESENTAÇÃO.EU ERA ALUNA DO CLARETIANO E ASISTI A PALESTRA.SE ALGUEM PUDER ME FORNECER ESTE DADO E TALVEZ MAIS ALGUMA CURIOSIDADE SOBRE O ASSUNTO ENTRE EM CONTATO:juliana_mosconi@yahoo.com.br
    abraços!

    ResponderExcluir
  2. olá!Sou uma ex-aluna do claretiano.estava presente nesta palestra onde o coral se apresentou.No momento faço um paper sobre inclusao e musica,gostaria de saber qual o significado da sigla:CAIC.Se alguem puder responder,entre em contato:
    juliana_mosconi@yahoo.com.br

    ResponderExcluir