segunda-feira, 26 de março de 2012

VII FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO

Dia 15/03/2012 - PALESTRA  DE ABERTURA

Tema: “A aprendizagem e suas dificuldades”
Palestrante: Professora Ms. Isabel Parolim

          Como educadores, temos de saber como uma pessoa aprende e quais as dificuldades de ensino e de aprendizagem que podem vir a atrapalhar o sucesso da relação educativa e acabar solapando o fim maior da   escola, que é bem ensinar.
Profª. Ms. Isabel Parolim

 Dia 16/03/2012 - OFICINAS
OFICINA 1 
            Direcionada a Educadores de Creche e Professores da Educação Infantil (Pré I e Pré II), teve como proposta principal levar os participantes a refletirem sobre a importância da infância, as fases de desenvolvimento infantil, bem como, os principais conflitos que envolvem a criança, a família e a escola tais como: processos de adaptação, mordidas, agressividade, dificuldades de socialização e de aprendizagem entre outros levantados pelos próprios participantes.

Profª Andréia Adriana Barbosa
OFICINA 2
          Direcionada a professores do Ensino Fundamental do 1º e 2º ano, teve como proposta uma reaproximação dos pressupostos da teoria de David Ausubel para o exercício de uma reflexão sobre as práticas educativas. Compreender o conhecimento prévio como ponto de ancoragem para futuros saberes é a chave para a ressignificação do processo de ensino e aprendizagem a fim de que os educadores possam, de fato, ensinar, e os alunos, realmente, aprender.

Profª. Marilena Estella Facuri
 OFICINA 3

        Direcionada a professores do Ensino Fundamental do 3º / 4º e 5º ano, tendo como proposta uma reflexão sobre o fracasso escolar, que tem sido fonte de grande sofrimento tanto para as crianças que não aprendem como para suas famílias, professores e escola. Não é de hoje que se tem estudado sobre fracasso escolar e dificuldades de aprendizagem, entretanto, estes estudos têm fornecido explicações sobre o tema, que dependendo do modo como são vistos, nem sempre se tornam facilitadores no estabelecimento de estratégias para lidar melhor com a questão dentro do ambiente escolar.  A neuropsicologia é um dos campos de estudo que tem se debruçado sobre estas condições e tem se tornado fonte importante de conhecimento sobre elas, mas, apesar disso, muitas informações relevantes e que podem auxiliar no enfrentamento destas condições, não tem chegado à comunidade escolar.

Psicóloga Karina Rodrigues da Silva

OFICINA 4

          Direcionada a professores do Ensino Fundamental II de todas as áreas (Português, Matemática, Inglês, Geografia, História, Ciências, Arte e Educação Física), tendo como proposta a reflexão sobre os diferentes conceitos de inteligência e suas implicações na prática educacional e social. O propósito final de todas as capacidades é a solução de problemas, não necessariamente de provas, mas de situações da vida, do cotidiano e profissional onde o indivíduo precisa reunir informações e produzir uma solução ou novo conhecimento.

 

Profª. Aparecida S. Marsal

 




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