segunda-feira, 19 de março de 2012

MÚSICA NA ESCOLA

Música será conteúdo obrigatório na Educação Básica

A partir de 2012, todas as escolas serão obrigadas
a incluir o ensino de Música em seus currículos.

Muito além de formar músicos profissionais ou especialistas na área, a Educação Musical auxilia no desenvolvimento cultural e psicomotor, estimula o contato com diferentes linguagens, contribui para a sociabilidade e democratiza o acesso à arte. Por isso, a partir de 2012, a Música será conteúdo obrigatório em toda Educação Básica. É o que determina a Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008.
As escolas devem adaptar seus currículos. Os conteúdos poderão ser trabalhados em uma disciplina específica ou nas aulas de Arte, com professores polivalentes. Tocar, ouvir, criar e entender sobre a História da Música são pontos fundamentais de ensino.
Para a professora do Departamento de Música da Universidade de São Paulo, Teca Alencar de Brito, os currículos não devem ser engessados. "Não se pode ensinar Música a partir de uma visão utilitarista. Estamos falando de arte. É preciso explorar as sensibilidades", afirma a especialista, criadora da Teca Oficina de Música.
(Texto retirado da Revista Nova Escola)
          Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura proporcionou aos professores da Rede Municipal de Educação, uma Oficina de Musicalização com o Prof. Irajá Menezes, realizada no dia 24/02 no Teatro Municipal "Fausto Bellini Degani".
          Essa Oficina veio de encontro com a necessidade de entendermos como a música deve ser trabalhada em sala de aula, as habilidades que devem ser desenvolvidas (ritmo, pulso, interpretação do texto, etc) e os benefícios do seu ensino na vida do aluno.
          O Prof. Irajá acredita que música tem muito a ver com o ensino de matemática, por exemplo. “Além disso, a música facilita na percepção de si mesmo e do outro”, disse.

                                                                  Prof. Irajá Menezes




Nenhum comentário:

Postar um comentário