Este foi o Tema da Conferência proferida pelo Professor e Mestre Celso Antunes, no dia 07 de agosto, no Teatro Municipal Fausto Bellini Degani, para os educadores de Batatais.
A abordagem do tema buscou desmistificar a crença de que alunos carentes e sem
amparo familiar aprendem com mais dificuldade que alunos em outras
situações. Mostrando o significado de “Resiliência” e as linhas através das
quais essa teoria pedagógica permite um ensino mais eficiente, buscou-se mostrar quais
ações são viáveis para que o professor possa privilegiar alunos resilientes com
aulas dinâmicas, currículos objetivos e avaliações significativas.
Para termos uma Escola Pública de qualidade faz-se necessário que os Gestores sejam articuladores, que os Professores promovam um aprendizado significativo, que os Alunos sejam envolvidos e que tenham sua curiosidade aguçada, que os Funcionários sejam capacitados e se sintam também educadores, e que as Familias sejam presentes e comprometidas com a educação de seus filhos.
Celso
Antunes é Especialista em
Inteligência e Cognição (Universidade de São Paulo, 1968), Mestre em Ciências Humanas
(Universidade de São Paulo, 1969). É Membro da Associação Internacional pelos
Direitos da Criança Brincar (UNESCO), Embajador de la Educacion – Organización
de Estados Americanos, colaborador Emérito do Exército Brasileiro, Sócio
Fundador do Todos pela Educação - Sociedade Civil que reúne lideranças sociais, representantes da
iniciativa privada e educadores. Autor de mais de 180 livros
didáticos e cerca de 60 livros sobre temas de Educação, além de obras
traduzidas: Argentina, México, Peru, Colômbia, Espanha, Portugal e outros
países. Ministrou Palestras e Cursos em todos os Estados do País, em mais de
500 Municípios, e também em outros países como Argentina, Uruguai, Peru, México.
Nenhum comentário:
Postar um comentário