segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PROJETO HORTA ESCOLAR

Público-Alvo: Destinado aos alunos com necessidades educacionais especiais inclusos na EJA (Especial) da Escola CAIC de Batatais.

Professora Responsável: Renata Fantacini 

Professora de Apoio: Elaine Bruzon

Duração deste Módulo: ano de 2011.

O Projeto Horta Escolar desenvolvido pelos alunos com necessidades especiais inclusos na modalidade Educação de Jovens e Adultos da EMEIEF do CAIC Professor Gilberto Dalla Vecchia – de Batatais vem recebendo o apoio de toda a equipe de direção, coordenação, professores e funcionários da escola. 

O projeto tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e pesquisa, que exige reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos, possibilitando também a preparação para uma futura e possível  inclusão no mercado de trabalho.



            As atividades ligadas ao uso do solo tais com: organizar os canteiros, revolver a terra, plantar, arrancar mato, podar, regar, colher, vender, etc., não só constituem ótimo exercício terapêutico e físico como representam uma forma de aprendizado saudável e  criativo proporcionado pelo  contato  direto com  a  natureza.  Através deste projeto procura-se desenvolver algumas habilidades e competências necessárias despertando o interesse do aluno no cuidado com o meio ambiente e pelo ingresso no mercado de trabalho.


Além de complementar a alimentação de algumas  famílias dos nossos alunos, esse  Projeto Horta Escolar constitui em um  verdadeiro  laboratório ao ar livre  para as  aulas Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e Artes, só que de maneira diferente, ou seja, através de um currículo funcional e natural que os preparem para a vida.



 Os alunos aprendem, na prática,  temas  como  nutrientes  do  solo,  luminosidade, temperatura,  fotossíntese,  desenvolvimento  de  plantas,  a  vida  dos  insetos,  medidas, sistema monetário, etc.
Essas experiências ao vivo despertam o interesse pelas aulas.  Os nossos alunos pesquisam e debatem mais os assuntos melhorando assim o seu processo de interação e construção de conhecimento. 


Neste projeto, incentivamos os nossos alunos especiais a atuar sempre com muita responsabilidade e compromisso, sendo importante que estejam  presentes em todas as etapas e atividades desenvolvidas na horta, tais como: seleção e compra das espécies a serem cultivadas,  plantio,  cuidados  com  a  horta,  colheita e venda.




Enquanto educadores, nós professoras auxiliamos os alunos no desenvolvimento e  manutenção da  horta  e  na  supervisão dos  trabalhos. Sem contar que também elaboramos estratégias que permitem trabalhar  os  conteúdos  numa visão interdisciplinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário