(por EMEIEF Profª. Célia Bueno Cavalcanti Albuquerque)
É fundamental a investigação das ferramentas oportunizadas aos professores pela internet na construção do processo de ensino-aprendizagem. Por ser a mídia mais promissora desde a implantação da televisão, e que configura a distância não mais a geograficamente dentre entre os indivíduos, mas a econômica, cultural, ideológica e tecnológica apontada pelo domínio ou não. Uma das expressões de democratização digital se manifesta na possibilidade de acesso à Internet e na propriedade do instrumental teórico para explorar todas as suas potencialidades.
Segundo Kastrup (1999), há expectativa quanto aos efeitos das novas tecnologias em relação à maneira de conhecer e pensar. Pierre Lévy considera que o computador não apenas amplia a capacidade cognitiva, mas permite uma transformação profunda em nossa relação com ele a partir das máquinas, prolongando a cognição e penetrando nela. Assim, a internet oferece a possibilidade de ir além, ampliando as possibilidades de atuação dos professores e consequentemente uma renovação das estratégias de ensinagem.
Outro ponto favorável é a interatividade com outras escolas, cidades e até países expandindo a visão de mundo. Ainda tem como finalidade divulgar bons textos de autores notórios ou mesmo dos alunos. O BLOG oportuniza a família monitorar as atividades escolares e até participar com comentários e postagens.
Os blogs representam uma excelente oportunidade para educadores promoverem a alfabetização com atividades de leitura e reescritas de narrativas e diálogos.
As salas são utilizadas para pesquisas escolares e para auxiliar no acesso à internet? Qual a importância desta ferramenta na educação moderna?
A ideia principal corresponde à exploração da internet como forma de pesquisa para realização das tarefas de casa ou trabalhos em grupo de forma interativa e que os professores possam atuar mais como mediadores do conhecimento.
A apropriação das inúmeras possibilidades pedagógicas abertas pela internet como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem permite a construção de forma integrada da subjetividade/conhecimento.
Em meio às inúmeras serventias da internet a pesquisa é uma das que mais se destaca. Com a digitação da palavra chave e um clique somente nos deparamos com alteradas páginas que abordam o tópico estudado, sendo possível localizar uma infinda variedade de subsídios. Recurso de busca de arquivos que facilitou muito a vida dos estudantes. O que antes era necessárias horas de pesquisa se converteu em cliques.

A internet pode ser aproveitada também para auxiliar nos estudos complementando e concretizando o que se aprende na sala de aula. Para Demo (1999, p. 129), a metodologia deste tipo de pesquisa está direcionada à união entre conhecimento e ação, dizendo ele ainda que a prática (ação) “é um componente essencial do processo de formação do conhecimento e de intervenção na realidade”. Isto porque, à medida que a ação acontece se descobrem novos problemas antes não pensados, cuja análise e conseqüente resolução também sofrem modificações, dado o nível maior de experiência do pesquisador.


Nenhum comentário:
Postar um comentário