sexta-feira, 25 de novembro de 2011

PROJETO CARTA DO LEITOR

EMEIEF PROFª. CÉLIA BUENO CAVALCANTI ALBUQUERQUE

         
          Carta do leitor é um texto utilizado em situação de ausência de contato imediato entre remetente e destinatário que não se conhecem, atendendo a diversos propósitos comunicativos como opinar, agradecer, reclamar, solicitar, elogiar, criticar etc.
          Os professores e alunos dos 5ºs anos da EMEIEF Profª. Célia Bueno C. Albuquerque, pensando na importância do trabalho com esse gênero textual tão pouco utilizado nos dias atuais onde a comunicação virtual é mais rápida e prática, desenvolveram o "Projeto Carta do Leitor".
          Após dois meses de trabalho (outubro e novembro) o  produto final foi a postagem da carta do leitor endereçada ao diretor de Redação da Revista Revide – Murilo Pinheiro (jornalista/UFSM e mestre em Administração de Empresas, referente à Matéria publicada em 16 de Junho de 2011 "O bullyng do CQC".



 Para contentamento dos alunos alguns obtiveram respostas, como a Tais, o Vinicius, o Lucas, a Talita, o Carlos e a Isabela. Segue abaixo, as respostas que receberam:

Tais,

Gostei da sua carta, é bom saber que jovens como você já possuem  senso critico.
Obrigado pelo comentário.
Murilo



Vinícius,
É isso aí, no CQC os caras estão pegando feio mesmo.
Obrigado pelo comentário.
Um abraço,
Murilo



Lucas,
Perfeito Lucas, concordo com você.
Abraço,
Murilo



Isabela,
O CQC começou bem, mas agora foram pelo caminho do mal.
Obrigado pelo comentário. Bacana o que você escreveu.
Murilo



Talita,
Isto aí, vê que aprendeu a ter opinião própria.
Murilo



Carlos,
Foi legal o que você escreveu para mim dizendo do CQC.
Realmente não é legal só falar mal.
Murilo



quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PREMIAÇÃO DO DESAFIO REVIVA O ÓLEO

          ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
QUE SE DESTACARAM NA PARTICIPAÇÃO
NA CAMPANHA REVIVA O ÓLEO
 GANHARAM UM PASSEIO À FAZENDA SÃO LUIS

          Com os objetivos de:
-  incentivar a coleta do óleo de cozinha usado destinando-o para um fim ecologicamente correto;
- visar a mudança de hábitos para garantir a preservação do meio ambiente;
- despertar as noções de cidadania e a conscientização ambiental;
- promover a integração entre a escola e família;
 a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, mobilizou os alunos da rede municipal de educação para participarem da campanha do Reviva o óleo, realizado pela empresa Brejeiro.
          Todas as escolas participaram com bastante entusiasmo e os alunos que mais se empenharam ganharam como premio um passeio à Fazenda São Luis, que fica em São Joaquim da Barra, no dia 18 de novembro.
          Foram recepcionados e acompanhados pelos monitores da Fazenda, podendo desfrutar das delicias caseiras e das paisagens maravilhosas do local.






















quarta-feira, 9 de novembro de 2011

ESCOLA DESTAQUE DO PROJETO ESCOLA AUTOVIAS

Escola “Professora Anna Bonagura de Andrade” recebe o prêmio de Escola Destaque 2011 no Projeto Escola OHL Brasil (Autovias)

          No decorrer do ano letivo o desenvolvimento do Projeto “Educar Para Humanizar o Trânsito” se deu com muito envolvimento dos professores, alunos e toda a comunidade escolar (funcionários, famílias e moradores do bairro).
          E isto rendeu para a escola o prêmio de escola destaque 2011.
          Dentre tantas atividades desenvolvidas, que podem ser vistas no site do Projeto (www.projetoescolaohlbrasil.com.br ), fechamos com a Semana Nacional do Trânsito com as seguintes atividades:
Palestra marca abertura da "Semana Nacional do Trânsito", com divulgação dos vencedores do Concurso de Frases

          Para marcar a abertura da Semana Nacional do Trânsito convidamos o chefe da Divisão Municipal do Trânsito de Batatais, senhor José Walter Craco, para proferir palestra aos alunos.
Este focou sua fala nas regras de trânsito para os ciclistas e pedestres e ressaltou a importância da humanização do trânsito.
          A participação dos alunos, que interagiram com o palestrante foi brilhante, demonstrando que o desenvolvimento do Projeto Educar Para Humanizar o Trânsito vem surtindo um efeito bem positivo em nossa escola.
          Aproveitamos o evento para fazer a entrega dos prêmios aos vencedores do Concurso de Frases.


Alunos preparam cartazes e panfletos
para serem divulgados durante a passeata

          O que se viu na escola foram alunos e professores empenhados em produzir um material de qualidade para ser entregue durante a passeata.
          Na terça e quarta-feira, nas aulas de Arte e Português a rotina foi bem diferente e motivadora da criatividade: os alunos criaram panfletos informativos e cartazes.
          Foram também selecionados para serem entregues durante a passeata alguns marcadores de página da aluna Sophia de Melo Acra, campeã do Concurso de Frases e panfletos da Campanha Reviva o Óleo, que visa o reaproveitamento do óleo, para preservação do meio ambiente.



Alunos do 4º ano participam da Passeata do
"Dia Sem Carro" e "Dia da Àrvore"

          Em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, todos os quartos anos da Rede Municipal de Ensino participaram da passeata, com o objetivo de despertar a reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente e da construção de um trânsito mais tranqüilo e seguro.
          A concentração se deu na Praça da Matriz, onde foi plantada uma palmeira imperial e de onde saímos em passeata até o Lago Artificial, onde foram plantadas pelos alunos da rede vinte e duas árvores, entre elas ipês, ipês mirins e manacás.
          Foi uma atividade muito rica e prazerosa, onde os alunos participaram ativa e efetivamente.


Análise de filmes leva alunos a refletir sobre a paz no trânsito



          Na biblioteca da escola foi montado “um cineminha”, onde os professores analisaram com seus alunos os vídeos: Escola de Pilotagem (11 minutos), Pateta, o rei do volante (6 minutos) e Pilotagem consciente (4 minutos), todos disponíveis no Youtube.
          Todos os professores relataram que os vídeos foram muito apreciados pelos alunos, além de terem disparado uma boa discussão sobre atitudes corretas no trânsito.
          Antes de ser levada aos alunos esta atividade foi analisada e discutida pelos professores no horário de trabalho pedagógico coletivo.


Passeata no bairro mobiliza comunidade a refletir sobre
um trânsito de paz e consciência ecológica



          Na sexta-feira, 23 de setembro, todas as classes, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, junto com a equipe gestora, professores, pais e funcionários saíram em passeata pelo bairro para chamar a atenção de todos para a construção de um trânsito de paz e de um meio ambiente mais preservado.
          Contamos com a participação dos familiares dos alunos da Educação Infantil, que animadamente acompanharam a passeata e com o caminhão de som, que em alto e bom tom dispersava a voz da diretora anunciando frases sobre o trânsito e o meio ambiente e músicas alusivas ao tema.
          Ao passar pelas ruas, os moradores iam saindo em seus portões e as crianças entregavam os panfletos por elas confeccionados, alguns marcadores com a frase vencedora do concurso e os panfletos da Campanha Reviva o óleo (parceria com Produtos Brejeiro).
          O resultado foi visto por todos como muito positivo, pois além de ter sido um dia diferente para as crianças, com certeza despertou a comunidade para refletir sobre a paz no trânsito e a preservação do meio ambiente.