terça-feira, 27 de setembro de 2011

PROJETO DE LEITURA "PRAZER EM LER" NA EDUCAÇÃO INFANTIL

          Na Creche Municipal "Dona Ephigênia Machado Gaspar Gomes" a professora Maressa e as Auxiliares de Desenvolvimento Infantil Vanessa e Sandra entraram com as crianças do Pré I-A no mundo mágico das histórias. Dentre os muitos livros trabalhados “A bruxa Salomé” (autores Don e Audrey Wood) foi o escolhido para este projeto. As crianças conheceram a história do livro e também assistiram à peça de teatro adaptada desta mesma obra, intitulada: “A Bruxa Malabé”, realizada durante a Feira do Livro de Ribeirão Preto deste ano. As crianças se encantaram ainda mais e descobriram que além dos livros, revistas e filmes, as histórias podem ser contadas também num local bem diferente... O TEATRO.
          Os pequenos aprenderam novas músicas, fizeram comparações e encontraram semelhanças e diferenças entre ambas histórias, desenharam sobre elas, trabalharam seus medos e descobriram juntos que a bruxa usava uma máscara e mais do que depressa puseram a mão na massa, aliás, no jornal para criarem as suas próprias máscaras. Depois de tanto trabalho saíram pela creche mostrando o que fizeram aos amigos das outras turmas, e é claro... brincando de serem atores e atrizes no teatro da imaginação.

Ansiosos para assistirem a peça num teatro de verdade.


 
No teatro, a pontualidade é fundamental e o comportamento também. 
Nossos aluninhos foram super bem !

 Aprendemos novas músicas e a animação foi total.

 Teatro "A Bruxa Malabé"


Os alunos ficaram encantados,  não desgrudavam os olhos dos personagens.
Mãozinhas à obra! 
Usaram a imaginação  para confeccionar a máscara e decora-la do seu jeito.
Deram asas à criatividade e criaram bruxas e bruxos Malabés...


 Que delicia!

        Bruxos e Bruxas "Malabés" do Pré I-A.


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

DIA DA ÁRVORE E DIA SEM CARRO - COMEMORAÇÃO EM GRANDE ESTILO

          Os alunos tão bem organizados pelas escolas que participaram da passeata e do plantio das árvores, fizeram cartazes e faixas para comemorarem o Meio Ambiente.
           A Praça da Matriz foi o ponto de partida. Com o plantio de uma "Palmeira" deu-se inicio a caminhada festiva até o Lago Artificial, onde os alunos incentivados pelos professores e organizadores do evento, plantaram mais árvores ao seu redor, com a consciência de que estão minimizando o estrago que o ser humano vem causando ao longo dos anos.
          Parabéns à Secretaria do Meio Ambiente pela bela iniciativa. E parabéns aos alunos e professores, que mais uma vez abrilhantaram o evento, participando com o entusiasmo e alegria de sempre.













terça-feira, 20 de setembro de 2011

4º CONCURSO DE FRASES DO PROJETO ESCOLA AUTOVIAS

          O Projeto Escola Autovias, programa de educação de trânsito da Autovias - Concessionária de Rodovias do Interior Paulista S/A, (Grupo OHL Brasil), realizou o 4° CONCURSO DE FRASES AUTOVIAS - 2011, dirigido aos alunos das escolas acompanhadas pelo projeto de 08 municípios da região.

          O objetivo do concurso é estimular a criatividade e visão dos estudantes sobre o tema “DÉCADA DE AÇÃO PARA SEGURANÇA NO TRÂNSITO, HUMANIZAR, REDUZIR E SALVAR" manifestados por meio de frases criadas pelos alunos que expressem o ideal de um trânsito pautado na plenitude da cidadania.

          As Escolas Municipais de Batatais, como nos anos anteriores, participou do concurso e recebeu no dia 16 de setembro os resultados divulgados pela Concessionária.

          Os autores das três melhores frases de cada Escola acompanhada pelo Projeto Escola Autovias foram premiados com medalhas, certificado de participação, um kit promocional do Projeto (camiseta, boné, mini jogo, gibi do Zé Quest e adesivo refletivo para bicicleta) e um brinde personalizado do Projeto.

          A Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª. Esther Vianna Bologna parabenizou os seus alunos premiados com muita alegria e orgulho.

          "Queremos agradecer e parabenizar todos os educandos que participaram do concurso, em especial aos alunos que foram classificados. Agradecemos também todos os educadores envolvidos que orientaram e incentivaram seus alunos para a participação no concurso".
                           (Direção e Coordenação da Escola)

1º lugar: Ruth Carvalho da Silva Costa

2º lugar: Gabrielle Fernanda Lança

3º lugar: Michelle Caroline Belato 



           A Secretaria Municipal de Educação e Cultura agradece e parabeniza todas as Escolas Municipais pelo excelente trabalho realizado.


PASSEATA DO MEIO AMBIENTE

          A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoverá no dia 21 de setembro, em comemoração ao Dia da Árvore e Dia sem Carro, uma passeata que sairá da Praça da Matriz até o Lago Artificial, onde haverá o plantio de mudas pelos alunos.
          Abaixo, o Convite do evento.

CORAL DE LIBRAS - ALUNOS DO CAIC

ALUNOS DA EJA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA EMEIEF DO CAIC PROF. GILBERTO DALLA VECCHIA FORMAM UM CORAL DE LIBRAS 

"É impossível para aqueles que não conhecem a língua de sinais perceberem sua importância para os surdos, sua enorme influência sobre a felicidade moral e social dos que são privados da audição e sua maravilhosa capacidade de levar o pensamento a intelectos que de outra forma ficariam em perpétua escuridão. Enquanto houver dois surdos no mundo e eles se encontrarem, haverá o uso de sinais"
                                                                                    (J. Schuylerhong).


Professora Responsável: Renata Fantacini

Professora de Apoio: Elaine Bruzon

Enfermeiro da sala: Eder Guilhermiti (e também violinista)

          Segundo a professora Renata Fantacini, a proposta do CORAL DE LIBRAS, formado por alunos com deficiência incluídos na EJA- Educação de Jovens e Adultos do CAIC, teve inicio em 2010, tendo em vista a necessidade do ensino de LIBRAS por conta da aluna com deficiência múltipla (surdez, visual e intelectual) Liliane Mariani.

          A Professora conta que a aluna Liliane é muito dedicada em aprender LIBRAS e ao mesmo tempo em tentar ensinar tudo que aprende (LIBRAS) em sala de aula para os seus colegas, demais alunos e funcionários da escola.

          Por isso surgiu a ideia e iniciativa de formar na escola um CORAL DE LIBRAS, composto pelos alunos com deficiências incluídos na EJA do CAIC, em que a aluna surda juntamente com alunos com deficiência só que ouvintes pudessem se encontrar, ensaiar e aprender juntos a LIBRAS.

          "Contamos sempre com o apoio da Direção da Escola através da Diretora Carmem Montana, da equipe de coordenação, professores e demais profissionais da escola, inclusive vale destacar que participa do coral a Vice-Diretora Edenir (cantando), o enfermeiro Éder (tocando violino), a professora Elaine que me ajuda  no ensino de LIBRAS e ensaio do Coral", diz Renata.

          O CORAL DE LIBRAS têm como objetivo proporcionar momentos de interação entre alunos com surdez e alunos ouvintes, possibilitando a comunicação e a inclusão dos alunos com surdez; para a sociedade em geral pode proporcionar a sensibilização e aceitação das diferenças, divulgando cada vez mais a existência e importância da cultura surda que deve ser reconhecida e respeitada por TODOS, sem contar nos momentos de aprendizagem e a elevação da autoestima dos alunos com deficiência que participam do CORAL DE LIBRAS.

          "Posso relatar que as primeiras apresentações (em 2010) disponibilizaram momentos de sensibilização e reflexão, em que todos os alunos e profissionais da escola ficaram muito emocionados e atualmente vivemos um momento de divulgação, já que muitos ainda não conhecem esta proposta de trabalho".

          Este trabalho (CORAL DE LIBRAS) já foi apresentado várias vezes na escola, no CFQP – Centro de Formação e Qualificação Profissional da APAE no ano passado, e no último dia 10-09 (sábado) o CORAL esteve presente na palestra ministrada pela Professora Renata com o tema EDUCAÇÃO INCLUSIVA,  no Centro Universitário Claretiano de Batatais e foi novamente um sucesso como vocês podem ver acessando o link: http://www.claretiano.edu.br/noticias/369/IV_ENCIC_todos_os_polos_de_graduacao_do_pais_voltados_a_Iniciacao_Cientifica





 


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CONCURSO DE DESENHO, FRASE E REDAÇÃO DA ESCOLA CÉLIA BUENO

          Na Escola Municipal Profª. Célia Bueno Cavalcanti de Albuquerque está sendo realizado nesse mês de setembro de 2011 o Concurso de Desenho, Frase e Redação com o tema "Como você pode contribuir para um trânsito seguro?", com a finalidade de proporcionar reflexão a respeito da segurança de todos, seja motorista, pedestre, ciclista e outros.

          "A maior parte das pessoas, no trânsito, pensa apenas em si mesmas. Mas, na rua, precisamos ser solidários e nos preocupar com a segurança de todos. A PAZ no trânsito somente é possível quando trabalhamos em equipe, e é justamente o produto final que se espera alcançar", diz Lucia Helena Saqueto Guimarães Gonçalves - vice-diretora da escola. 

          A Diretora da Escola Maria Heloisa de Araujo Cruz está muito satisfeita com o excelente trabalho realizado pelos professores.

          As produções dos alunos estão expostas no mural da escola para toda a Comunidade Escolar.




terça-feira, 13 de setembro de 2011

SABOREANDO E APRENDENDO

          A degustação é um fator positivo para aguçar o paladar da criança.
          Pensando nisso, as professoras Cristiane Caetano e Liliane, da EMEI José Virgilio Braghetto, no dia 09 de setembro, levou para a sala de aula amoras previamente colhidas na Creche Municipal Dr Péricles de Figueiredo Mendes.
          Os alunos da Pré-escola I saborearam e aprenderam a gostar dessa fruta tão pouco conhecida pelas crianças.
          A amoreira "in natura" é altamente nutritiva. Contém 85% de água, 10% de carboidratos, com elevado conteúdo de minerais, vitaminas A, B e cálcio. Pode ser consumida de outras formas como geléias, suco, sorvete e yogurtes (POLING, 1996).
         Que aula gostosa, em!

 




ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL VISITAM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

          A coordenação e professores da Escola Municipal de Educação Infantil José Virgilio Braghetto, pensando na adptação de seus alunos da Pré-escola II que ingressarão no 1ºano do Ensino Fundamental em 2012, preparou momentos de visita na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Benito de Uriarte Erbastraim, no dia 31 de agosto.
         Foi um incentivo muito grande para eles, pois conheceram os espaços bem organizados da escola, como a biblioteca e o laboratório de informática.
         No dia 9 de setembro, os mesmos foram visitar a Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª. Alzira Acra de Almeida. Essas escolas foram as escolhidas por serem as mais próximas.
 EMEF Pe. Benito de Uriarte Erbastraim

No pátio da escola, recepção feita pela Diretora Vanusa Ap. Mendonça Manieri.

 Além das salas de aula, os alunos puderam conhecer a Biblioteca
e Laboratório de Informática (abaixo).


 Alunos saindo da EMEI José Virgilio Bragheto
para a EMEF Profª. Alzira Acra de Almeida.


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

EMEIEF "PROFª ANNA BONAGURA DE ANDRADE"

PROJETO ESCOLA AUTOVIAS e MEIO AMBIENTE - 03/06/2011


 
          Foi com muita alegria que recebemos a notícia de que a escola havia sido premiada pela AUTOVIAS, devido ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com plantio de árvores ornamentais (neve da montanha) e em extinção (pau-brasil).

          No dia anterior à comemoração o gestor ambiental e três funcionários vieram conhecer o local onde seriam plantadas as árvores e preparar as covas para que as crianças plantassem as mudas no dia seguinte.

          No dia do evento, uma equipe da AUTOVIAS chegou à escola e acompanhada por alguns alunos, representantes das salas, realizou o plantio das sete mudas.





          A escola entrou em clima de festa, pois após o plantio, todas as crianças se encaminharam    ao pátio, onde discutiram com o gestor ambiental atitudes positivas em relação ao meio ambiente em geral (cuidados com o lixo, uso adequado da água e energia elétrica, cuidados da AUTOVIAS em relação à questão ambiental etc).
 




          Após a palestra foram entregues alguns brindes: bonés, sacolinhas ecológicas de carro e sementes de ipê.

          Alunos e professores ficaram muito satisfeitos com a visita, pois relataram que momentos como estes tornam o ensino mais prazeroso e significativo.



          A festa não parou por aí. Para finalizar a AUTOVIAS também ofereceu às crianças pipoca, suco e algodão-doce. A festa estava completa e a alegria das crianças era contagiante!

          É muito bom poder contar com esta parceria, que nos motiva na realização de projetos importantes para o crescimento de nossas crianças.